top of page

Opinião 

O poder de vivenciar a cultura

Yandry
Pereira

A dança é uma expressão milenar que pulsa e preserva tradições e culturas da própria história da humanidade. Mais do que simples movimentos, é uma manifestação universal que nos convida a transcender as barreiras da linguagem.

Em Guarapuava (PR), essa linguagem encontra eco nas oficinas culturais nos bairros. Mais do que aulas de dança, as atividades são verdadeiros portais para um universo de descobertas, transformação e inclusão. Elas oferecem um leque de opções para todos os gostos e idades, desde danças urbanas e capoeira até violão, desenho, balé, break dance, taekwondo, xadrez, coral e teatro. São mais de 1.300 vagas distribuídas pelos bairros Primavera, Palmeirinha, Residencial 2000, São Cristóvão, Vila Concórdia, Industrial, Vila São João e Jardim das Américas garantem que a arte esteja ao alcance de todos. 

Peguemos como exemplo o caso do professor Rafael Merch, experiente dançarino selecionado para representar o Brasil no World Roller Games 2024, compartilhando a sua paixão pela dança com alunos de todas as idades. Transmitir esse amor pela arte e pela dança é o resultado de muito esforço e aprendizado. 

Outro caso é o da professora Marina Veiradi - ou Nina, como a chamam - que personifica a transformadora força da arte. Apaixonada pela dança desde os três anos de idade, Marina encontrou no balé a sua vocação e hoje ensina crianças a descobrirem o mesmo amor pela arte. 

As oficinas também celebram a inclusão, com aulas de balé direcionadas pela professora Alanis Pontes, que utiliza a linguagem de sinais (Libras) para garantir que todos os alunos possam se expressar livremente. Para os alunos que requerem uma atenção a mais, é muito satisfatório vê-los aprendendo de forma inclusiva. 

As histórias inspiradoras das oficinas culturais de Guarapuava são apenas um vislumbre do poder transformador da arte. Por meio da dança, da música, do teatro e de outras expressões artísticas, crianças, jovens e adultos são convidados a descobrirem seus talentos, desenvolver habilidades, fortalecer laços e construir um futuro mais inclusivo para todos.    

bottom of page